segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Um amor verdadeiro

Um famoso professor se encontrou com um grupo de jovens que falava contra o casamento. Argumentavam que o que mantem um casal eh o romantismo e que eh preferivel acabar com a relacao quando este se apaga, em vez de se submeter a tristemonotonia do matrimonio. O mestre disse que respeitava sua opiniao, mas lhes contou a seguinte historia : " - Meus pais viveram 55 anos casados. Numa manha minha mae descia a escada para preparar o cafe e sofreu um enfarto. Meu pai correu ate ela, levantou-a como pode e quase se arrastando, a levou ate a caminhonete. Dirigiu a toda velocidade ate o hospital, mas quando chegou, infelizmente ela ja estava morta. Durante o velorio, meu pai nao falou. Ficava o tempo todo olhando para o nada. Quase nao chorou. Eu e meus irmaos tentamos, em vao, quebrar a nostalgia recordando momentos engracados. Na hora do sepultamento, papai, ja mais calmo, passou a mao sobre o caixao e falou com sentida emocao : - Meus filhos, foram 55 bons anos... Ninguem pode falar do amor verdadeiro se nao tem ideia do que eh o compartilhar a vida com alguem por tanto tempo. Fez uma pausa, enxugou as lagrimas e continuou : " - Ela e eu tivemos juntos muitas crises. Mudei de emprego, renovamos toda a mobilia quando vendemos a casa e mudamos de cidade. Compartilhamos a alegria de ver nossos filhos concluirem a faculdade, choramos um ao lado do outro quando entes queridos partiam. Oramos juntos na sala de espera de alguns hospitais, nos apoiamos na hora da dor, trocamos abraços em cada Natal, e perdoamos nossos erros... Filhos, agora ela se foi e eu estou contente. E voces sabem por que ? Porque ela se foi antes de mim e nao teve que viver a agonia e a dor de me enterrar, de ficar so depois da minha partida. Sou eu que vou passar por essa situacao, e agradeço a Deus por isso. Eu a amo tanto que nao gostaria que sofresse assim..." Quando meu pai terminou de falar, meus irmaos e eu estavamos com os rostos cobertos de lagrimas. Nos o abraçamos e ele nos consolava, dizendo : "- Esta tudo bem, meus filhos, podemos ir para casa." E por fim o professou concluiu : - Naquele dia entendi o que eh o verdadeiro amor. Esta muito alem do romantismo, e nao tem muito a ver com erotismo, mas se vincula ao trabalho e ao cuidado a que se professam duas pessoas realmente comprometidas." Quando o mestre terminou de falar, os jovens universitarios nao puderam argumentar. Pois esse tipo de amor era algo que nao conheciam. O verdadeiro AMOR se revela nos pequenos gestos, na renuncia, no dia a dia e por todos os dias. O verdadeiro AMOR nao eh egoista, nem eh presunçoso, nem alimenta o desejo de posse sobre a pessoa amada nem no eu. “Quem caminha sozinho pode ate chegar mais rapido, mas aquele que vai acompanhado com certeza chegara mais longe.”