quarta-feira, 8 de abril de 2009

APRENDENDO COM O ELEFANTE

Quando vamos assistir a um espetáculo Circense, existe um fato que passa despercebido por nós. Onde você imagina que prendem os gigantes Elefantes? Será que existe uma jaula tão grande o suficiente para prender o animal? E mesmo que exista, será que é lá que são colocados? Se sua resposta foi sim, você esta um pouco equivocado.
Os Elefantes são presos, a uma corda... Isso mesmo, uma corda, tão fraca, que ao menor desejo do animal, ele pode facilmente soltar-se.

O elefante é preso por uma pequena corda amarrada a uma pequena estaca cravada no solo. Como pode ser que um animal tão poderoso, um elefante que pesa varias toneladas e tem força suficiente para arrastar objetos grandes e pesados, não arrebenta esta pequena corda? Porque ele não foge?
Quando o elefante era ainda um filhote, sem muita força, um adestrador o prendeu com uma corrente pesada e uma estaca sólida cravada na terra, e toda vez que o filhote tentou ir um pouco mais longe, ele se machucava nas correntes que o prendiam, então ele aprendeu que aquele era o seu limite, ou pelo menos um limite lhe imposto por alguém, e aos poucos foi desistindo de ir mais longe, de ir em busca dos seus ideais e da sua tão desejada liberdade.

É mais ou menos isso que acontece com nós adultos, passamos por tantos obstáculos ao longo de nossa infância, tantas provações durante a adolescência, que na fase adulta, ficamos presos a essas cordas, essas amarras do passado. Nós precisamos lembrar que tudo que nos foi colocado, impedindo a nossa liberdade, impedindo o nosso crescimento como pessoa, podendo ser de um simples “não” dito por nossos pais, até uma profunda mágoa que tivemos de um amor na adolescência, nada mais são, do que “cordas” que nos prendem nos dias de hoje. Precisamos lembrar que hoje temos força o suficiente, pra arrebentar essas amarras, e seguir em busca de nossa felicidade, de nosso crescimento. Mas existe um problema... Nós nem se quer tentamos, achamos que aquela corda, não pode ser arrebentada, e assim nos conformamos com a dor, a decepção, a frustração e uma série de sentimentos negativos que surgem pela frente. Acredite você já tem a força suficiente para arrebentar essa “corda”. Tente, ouse, arrisque... Você verá que pra soltar-se, é muito mais fácil do que você imagina.

Só te peço um favor, não conte isso ao elefante, seria desastroso o animal abandonar o espetáculo, e sair correndo por aí, não acha?

Alex Lucena