segunda-feira, 6 de abril de 2009

A TRILHA SONORA DOS HERÓIS

Os programas românticos do radio ainda matem a tradição de fazer as traduções de músicas internacionais, é um espaço onde o locutor, pode chamar a atenção dos ouvintes para as letras das musicas, sendo eles conhecedores ou não de línguas estrangeiras.
Recentemente por exemplo, eu fiz a tradução de uma musica da sensacional Maria Carey, com o titulo de “Hero”, lógico que qualquer
conhecedor do inglês básico sabe que Hero traduzido pro nosso idioma, quer dizer “Herói”, mas você já parou pra observar toda a letra desta bela canção?
Eis um trecho da musica com sua respectiva tradução:

THERE'S A HERO
Existe um herói
IF YOU LOOK INSIDE YOUR HEART
Se você olhar dentro de seu coração
YOU DON'T HAVE TO BE AFRAID OF WHAT YOU ARE
Você não tem que ter medo, medo do que você é
THERE'S AN ANSWER
Existirá uma resposta
IF YOU REACH INTO YOUR SOUL
Se você procurar dentro de sua alma
AND THE SORROW THAT YOU KNOW
E a tristeza que você conhece
WILL MELT AWAY
Irá desaparecer

Também concordo, existe um herói dentro de você, e talvez você ainda não tenha percebido que este mesmo herói, só precisa da ajuda de uma pessoa para mostrar todo seu potencial, e essa pessoa é você mesma.
É mais ou menos o que nós estamos acostumados a ver em histórias em quadrinhos ou no cinema, uma pessoa aparentemente comum, quando estimulada por algum objeto, substância, uma forte emoção ou qualquer outro estimulo, se transforma em um super – herói (que na verdade estava adormecido no seu íntimo).
Você já parou pra pensar o que, qual substância ou até mesmo, quais são as pessoas que te impulsionam e que te faz ser mais forte?
Um verdadeiro herói? Pode ser desde o agradecimento por você estar empregado e por isso tentar sempre dar o melhor para o seu crescimento, ou quem sabe, seus filhos (caso tenha), que necessitam que você não desista e coloque seu herói a toda força, pois o sustento deles depende de você.

Em fim são exemplos simples, de motivos próximos, que podem estimular o herói que vive dentro de você, pois é como diz a música,
“Existe um herói... Se você olhar dentro de seu coração, Você não tem que ter medo, medo do que você é...”

Como estamos falando de trilha sonora dos heróis, vou mencionar outra composição, desta vez do saudoso Renato Russo (1960 – 1996), ex-vocalista da banda Legião Urbana, em dueto com outro grande nome de nossa musica popular brasileira, Flávio Venturini. A música em questão é “Mais uma vez”, que diz assim:

Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei...

Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem...

Nunca deixe que lhe digam:
Que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos
Nunca vão dar certo
Ou que você nunca
Vai ser alguém...

Não precisa dizer mais nada, não é mesmo?

Com toda certeza, você está chegando a conclusão de que o herói que existe dentro de você, só precisa “ser acordado”, só precisa de você mesmo para ele mostrar todo seu potencial, só de um foco...
Então o que está esperando? Vamos! Mova-se!

E lembre-se: Escuridão, todos vêem, pessoas até enlouquecem, mas o sol vem em breve, bastando apenas que você use toda força do seu herói interior!
Esta é a grande diferença entre a ficção e a realidade, os super-heróis do cinema e dos quadrinhos, foram todos criados, mas você ao contrário deles, PODE CRIAR!

Que a força esteja com você!

Alex Lucena