sábado, 4 de abril de 2009

-> N.E.O.Q.E.A.V

Meus avós já estavam casados há mais de cinqüenta anos, e continuavamjogando um jogo que haviam iniciadoquando começaram a namorar.A regra do jogo era que, um tinhaque escrever a palavra "Neoqeav"em um lugar inesperado, para o outroencontrar, e assim que a encontrasse, deveria escrevê-la em outro lugar,e assim sucessivamente.Eles se revezavam deixando "Neoqeav" escrita por toda a casa, e assim que uma encontrava, era sua vez de escondê-laem outro local, para o outro achar.Eles escreviam "Neoqeav" com osdedos no açúcar, dentro do açucareiro,ou no pote de farinha, para que opróximo que fosse cozinhar achasse.Escreviam na janela embaçada pelosereno, que dava para o pátio ondeminha avó nos dava pudim, que elafazia com tanto carinho."Neoqeav" era escrita no vapordeixado no espelho, depois de um banho quente, onde a palavra iriareaparecer depois dopróximo banho.Uma vez, minha avó até desenrolouum rolo inteiro de papel higiênicopara deixar "Neoqeav" na últimafolha, e enrolou tudo de novo. Não havia limites para onde"Neoqeav" pudesse surgir.Pedacinhos de papel com "Neoqeav" rabiscado apareciam grudados novolante do carro que eles dividiam.Os bilhetes eram enfiados dentrodos sapatos e deixados debaixodos travesseiros."Neoqeav" era escrita com os dedos na poeira sobre as prateleiras,e nas cinzas da lareira.Esta misteriosa palavra tanto faziaparte da casa de meus avós,quanto da mobília. Levou bastante tempo para eu passara entender completamente e gostardeste jogo que eles jogavam.Meu ceticismo nunca me deixouacreditar em um único e verdadeiroamor, que possa ser realmentepuro e duradouro.Porém, eu nunca duvidei do amorentre meus avós.Este amor era profundo!Era mais do que um jogo de diversão,era um modo de vida!Seu relacionamento era baseado em devoção e uma afeição apaixonada,igual as quais nem todo mundotem a sorte de experimentar.O vovô e a vovó ficavam de mãosdadas sempre que podiam.Roubavam beijos um do outro, sempreque se batiam um contra outro, naquela cozinha tão pequena.Eles conseguiam terminar a fraseincompleta do outro, e todo diaresolviam juntos, as palavrascruzadas do jornal.Minha avó cochichava para mim,dizendo o quanto meu avô era bonito,como ele havia se tornado um velhobonito e charmoso, e ela se gabavade dizer que sabia como pegar osnamorados mais bonitos.Antes de cada refeição eles sereverenciavam, e davam graças aDeus, e bençãos aos presentes porsermos uma família maravilhosa,para continuarmos sempreunidos e com boa sorte.Mas uma nuvem escura surgiu na vida de meus avós: minha avótinha câncer de mama.A doença tinha primeiro aparecidodez anos antes.Como sempre, vovô estava comela a cada momento.Ele a confortava no quarto amarelodeles, que ele havia pintado dessacor para que ela ficasse semprerodeada da luz do sol, mesmoquando ela não tivesseforças para sair.O câncer agora estava, de novo,atacando seu corpo. Com a ajuda de uma bengala e amão firme do meu avô, eles iamà igreja toda manhã.E minha avó foi ficando cada vezmais fraca, até que, finalmente, elanão mais podia sair de casa.Por algum tempo, meu avô resolveuir à igreja sozinho, rezando a Deuspara zelar por sua esposa.E então, o que todos nós temíamos aconteceu:vovó partiu... "Neoqeav" foi gravada em amarelo,nas fitas cor-de-rosa dos buquêsde flores, do funeral da vovó.Quando os amigos começaram a ir embora, minhas tias, tios, primose outras pessoas da família sejuntaram e ficaram ao redorda vovó pela última vez.Vovô ficou bem junto do caixão davovó e, num suspiro bem profundo,começou a cantar para ela. Através de suas lágrimas e pesar,a música surgiu como uma cançãode ninar que vinha bem dedentro de seu ser.Sentindo-me muito triste, nunca voume esquecer daquele momento.Porque eu sabia que mesmo semainda poder entender completamentea profundeza daquele amor, eu tinhatido o privilégio de testemunhara beleza sem igual que aquilorepresentava...Aposto que a esta altura você deveestar se perguntando:"Mas o que Neoqeav significa?"Essa linda palavra quer dizer:"NEOQEAV" = NUNCA ESQUEÇAO QUANTO EU AMO VOCÊ!!!