segunda-feira, 17 de maio de 2010

Instinto materno

Era noite e o casal resolveu sair para fazer umas compras no shopping. Embora a esposa tivesse insistido com o marido para irem de carro, temendo a violência das ruas, ele a convenceu que deveriam ir a pé. A rua estava bastante deserta e logo o casal avistou uma jovem, andando sozinha, mais à frente.
Dois rapazes, visivelmente mal-intencionados, que surgiram não se sabe de onde, passaram a seguir a jovem para, talvez, a assaltar na primeira oportunidade que surgisse. Percebendo a situação, a esposa chamou a atenção do marido para o risco que a garota estava correndo. Sem titubear, segurou o braço do esposo e apressaram o passo.
Antecipando-se aos suspeitos, num gesto instintivo, aquela mãe colocou a mão sobre o ombro da moça e a conduziu como se fossem velhas conhecidas. A garota estava amedrontada, pois já havia notado que estava sendo seguida, mas não sabia o que fazer, e por isso aceitou aquela ajuda providencial.
Vinda de uma cidade do interior do estado, para fazer vestibular na capital, a menina não conhecia os perigos de se andar à noite, principalmente numa rua quase deserta. Estava indo ao supermercado comprar alimentos para preparar seu jantar, sem desconfiar dos perigos que a rondavam.
"Ao ver a moça, lembrei-me de uma de nossas filhas e corri para socorrê-la", disse-nos aquela jovem mãe. O instinto materno falou alto e ela evitou que uma jovem, que sequer conhecia, fosse assaltada, agredida, violentada, morta. E a mãe da garota, que talvez estivesse em casa, na cidade distante, rogando a Deus que protegesse sua filha na capital, teve atendida a sua oração.
Os pais ficam preocupados com os filhos distantes. Muitos saem de casa para uma festa, para o trabalho ou para outra atividade qualquer, e não retornam jamais aos braços da família... É por essa razão que gestos como o dessa mãe, que teve a coragem, são considerados heróicos. Num tempo em que cada um cuida de si mesmo e trata de defender a própria pele, sem se importar com os demais, Deus tem dificuldade para atender as orações das mães que rogam proteção para seus filhos amados.
Talvez algumas pessoas pensem que hoje em dia não convém se expor ao perigo, pois se corre riscos também. Sem qualquer apologia à temeridade, os pequenos gestos de coragem podem mudar o rumo de uma vida.
Muitas vezes Deus nos coloca no caminho de alguém para ajudar, já que é através dos homens que Deus auxilia e socorre o homem. Importante pensar nisso com carinho, como fez aquela mãe ao ver a jovem correndo perigo: "podia ser minha filha".
Pense nisso! Você perceberá que em muitas situações do dia-a-dia uma atitude sua pode fazer a diferença.
Muita diferença mesmo...